A Importância da jornada de equilíbrio e sucesso.

Tanto na vida profissional quanto pessoal é importante organização, equilíbrio e disciplina que nos levem à EFICÁCIA PARA VENCER como uma prática usual e contínua. Práticas diárias é que nos levam a resultados eficazes. Os resultados que nós obtemos dependem do que nós fazemos, não é assim?

Então, quais os pontos que você precisa mudar para tornar a sua vida pessoal mais equilibrada? Anote aí.

Liste também pontos que você gostaria de mudar, para ter uma vida profissional mais produtiva.

Desorganização:      Estar alinhado e em sintonia com todos os compromissos do dia não é tarefa fácil. Para uma rotina mais organizada e eficiente, é necessário foco no que realmente importa e atitude para jogar a velha procrastinação para escanteio

-Falta de disciplina :          Sem disciplina nossa rotina vira uma bagunça. Compromissos adiados, falta de tempo, baixa disposição, rendimento cada vez menor. Se você já conhece esse assunto e quer se tornar um profissional mais organizado.

-Falta de tempo:       A rotina corrida do nosso dia-a-dia costuma suprimir um importante aliado: o tempo. Saber administrá-lo, gerenciando nossas tarefas, compromissos e prioridades é essencial para alcançarmos o sucesso profissional e pessoal. É exatamente nisso que podemos ajudá-lo.

-Falta de dinheiro:      Despesas com material escolar, IPTU, licenciamento de veículo e cartão de crédito lotado com férias e final do ano já fazem parte da vida dos brasileiros, que em muitos casos, vão começar 2019 com o saldo no vermelho. Para uma vida financeira equilibrada, o foco é planejamento, comprometimento e atitude, ferramentas essenciais 

-Desatenções à família:     Excesso de trabalho, falta de tempo para a família.

-Desânimo:      Temos que aprender a lidar com aquelas situações difíceis que nos impedem de seguir em frente.
Com o passar do tempo, algumas coisas complicam, outras ficam mais fáceis devido ao desenvolvimento de habilidades importantes como resiliência, resignação ou propósito bem definidos. E é nessa dualidade que também aparece o desânimo. Ele pode nos derrotar, fazendo-nos desistir e lamentar, ou pode nos fazer perceber que é hora de mudar. Enxergue oportunidades, anime-se e faça coaching.

Quero começar usando a minha frase: “Poder de escolha para plenitude de vida.”

Sou eu o responsável pela minha vida, o protagonista da minha história, o diretor da minha vida.

Preciso em todas as situações da minha vida, parar, e realmente escolher ao invés de deixar a vida me levar. Escolher qual linguagem eu vou usar. Uma linguagem positiva com base no resultado que eu quero chegar. Não permitir que as outras pessoas controlem a minha vida, mudem o meu humor ou que as minhas reações venham através do comportamento do outro. Que eu pense antes de agir, que eu realmente escolha o que eu queira fazer, que eu tenha essa capacidade de escolher o que eu quero fazer da minha vida. Aí sim eu vou conseguir me organizar, dirigir a minha vida na direção que eu quero ir.

Steven Covey tem uma frase que eu gosto muito, ele diz: “Você é influenciado por seus genes, por sua formação e seu ambiente, mas você não é determinado por eles.”
E é isso que eu quero dividir com você. Você pode pensar e escolher quem você realmente quer ser.

O que eu preciso para começar? Eu preciso do meu autoconhecimento. Eu preciso conhecer quem eu sou. A partir daí eu vou tomando uma autoconsciência, uma consciência de mim mesma e do mundo ao meu redor. E assim exercer uma vontade mais independente, sem estar presa na influência do outro, influências externas.

Como que eu faço para sair dessas dores? utilizando o Coaching. O Coaching é esse antídoto, esse anestésico pra essas dores todas que nós vemos falando de desorganização, falta de disciplina, falta de tempo, falta de dinheiro, desatenção com a própria família, desespero. O Coaching vai alinhando os caminhos mentais para te direcionar para onde você mesmo quer chegar.

Então a medida em que eu vou tomando essa autoconsciência, em que vou analisando a mim mesmo, analisando meus relacionamentos eu vou conseguindo obter um resultado diferente daquele que eu tinha antes. Então eu vou conseguindo ser eficaz, EFICAZ PARA VENCER. Eu vou conseguindo descobrir e imaginar resultados diferentes, tirando de dentro de mim a capacidade que eu tenho e nem eu mesmo percebia. Vou tomar a consciência de qual é essa capacidade diante desse problema que tenho e aí eu paro, penso e escolho o que é melhor para mim e o que é melhor a cada momento. Penso positivamente o que eu sinto, o que eu quero e o que eu vou fazer.

Tem uma frase que fala assim: “Eu mudo, o mundo muda ao meu redor.” E é exatamente isso, pois a medida em que as mudanças vão acontecendo em mim mesmo eu vou conseguindo influenciar quem está perto de mim. Seja na questão pessoal, seja na minha empresa, eu vou mudando e eu tenho que começar a pensar exatamente o que eu consigo mudar. Não adianta eu ficar me preocupando com coisas que estão além do meu agir, que eu não vou conseguir mudar. Estas daí eu vou tirar do meu foco, tirar da minha preocupação, pois se eu não tiver influência sobre elas, não conseguir muda-las, não adianta eu perder tempo com elas. Vou perder tempo com aquilo que eu posso modificar.

E a medida que eu vou caminhando para o meu conhecimento pessoal, eu vou tendo uma visão melhor de mim mesmo, mais clara. Vou descobrindo o meu propósito de vida. Qual é o seu propósito de vida? Pra que que você veio? Qual a sua missão de vida? E ao conseguir isso eu consigo definir melhor os resultados do que eu quero. 

Você sabe? Aonde você quer chegar? Qual é o seu propósito? Qual o seu objetivo? Se você sabe o seu objetivo é muito mais fácil de você  chegar lá. Eu brinco sempre com a história da Alice no País das Maravilhas, quando ela para na encruzilhada e o gato diz a ela: “Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.”
Então muitas vezes a pessoa fica na vida correndo pra lá e pra cá, começa uma coisa e não termina e vai para a outra, fica rodando em círculos. No  Coaching nós chamamos de ficar correndo em volta da fogueira, sem sair do lugar. Por isso quando direcionamos qual é o nosso objetivo, a gente vai atrás dele, a gente traça ações para se organizar, conseguimos então organizar o nosso tempo, dinheiro e ter mais disciplina para ter mais tempo para a família e mais ânimo. É preciso construir isso.

Eu tenho um projeto que está sendo lançado que é a JORNADA EQUILIBRIO E SUCESSO, onde eu caminho junto com você por três meses para levá-lo exatamente a esse objetivo.

Em relação à administração do tempo eu tenho o treinamento eficácia para vencer em que eu trabalho a matriz do tempo e todas essas questões do que é urgente e não urgente; o que é realmente importante e não importante. E você precisa administrar isso na sua vida para que você organize o seu tempo e consiga ter essa divisão entre o pessoal e profissional de uma forma balanceada, tudo é uma questão realmente de você se organizar. Se a gente não se planeja tudo ocorre ao mesmo tempo.
Quando eu gasto uma parte do meu tempo para planejar, o restante do meu tempo é muito mais produtivo. Então eu preciso de um tempo para gastar com planejamento, com previsão, construindo relacionamentos, visitando clientes, com aprendizado, me atualizando, com o próprio lazer, com a minha família, analisando os meus objetivos.

Eu não posso deixar tudo para a última hora, tudo para o urgente, tudo com prazos perdidos, emergenciais. Eu não posso estar o tempo todo distraída, com relatórios infindáveis, interrupções que pessoas nos trazes, excesso de e-mails, tarefas sem sentidos ou atividades que eu estou mesmo fugindo na internet, joguinhos, então eu preciso organizar o meu tempo, eu não consigo esgotar esse assunto neste momento mas é importante que  agente saiba priorizar nosso tempo, que a gente consiga definir o que é importante, e consiga separar o que é importante do que é urgente.

 Quando você tem a consciência do que é verdadeiramente importante para você e você consegue planejar cada semana antes que ela comece, o seu resultado é muito mais eficaz, muito mais produtivo. Você vai chegar aonde você almejava.

Nós já dissemos antes que eu sou o protagonista da minha vida, né. E eu sabendo onde eu quero chegar e dedicando tempo ao que é mais importante, eu vou conseguir ser mais criativo e sabendo mais claramente onde quero chegar.

Outra prática importante nesse caminhar do autoconhecimento é escutar empaticamente o outro, é essa escuta Coaching que falamos. A gente tem mania de ouvir o outro já preparando a resposta, escutamos com a vontade de já estar falando. E conforme eu começo a escutar querendo de fato escutar aquela pessoa, compreender aquela pessoa, com respeito, dando tempo para ela, isso vai mudar completamente o relacionamento seja do lado pessoal, seja do lado profissional. Seja eu o líder, o gerente, o proprietário da empresa, seja eu o funcionário em relação aos meus colegas, meu chefe, seja em que escala for. Quando eu escuto querendo compreender eu mudo a pessoa que está na minha frente, essa pessoa se sente mais comprometida, ela quer participar, ela está dando uma sugestão, ela está falando dela e sentindo que eu estou captando, ouvindo e respeitando.
Então, é lógico que a gente nesse mundo de stress, ansiedade, não é fácil, não tem uma resposta certa, correta, não tenha medo de ficar quieto, de ficar em silêncio pois esses momentos vão haver nessas conversas, olhe nos olhos, escute, procure ouvir e compreender a pessoa para depois a pessoa também te ouvir.

Em organização eu preciso esvaziar para organizar novamente, a gente diz que eu não consigo arrumar uma gaveta mexendo nela, eu preciso esvaziar uma gaveta para botá-la em ordem. E assim fazemos em todos os ambientes que a gente estiver. Então eu preciso organizar meu ambiente de trabalho, traçar ações para isso, eu preciso fazer isso em relação ao meu tempo e de forma disciplinada ir mantendo em relação as minhas atividades, em relação a minha família. Talvez uma parte muito difícil seja em relação às finanças, pense em como fazer, planeje-se para equuilibrar-se.

A medida em que  você alinha um dos lados os outros vem junto e você acaba rompendo as barreiras dos maus hábitos e mudando a sua vida e realmente tendo EFICÁCIA PARA VENCER.